Competição reunirá estudantes da rede pública de todo o país

Inscrições para olimpíada terminam no dia 31 de maio

Compartilhe
, / 858 0


As inscrições para a






Olimpíada


Brasileira de Matemática




das Escolas Públicas

(Obmep

)
se encerram no dia
31 de maio

. A competição é uma iniciativa dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, do Instituto Nacional de


Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio de empresas estatais

.




 




Os alunos solucionarão problemas matemáticos individualmente e em grupo. O objetivo da olimpíada é estimular o raciocínio dos estudantes e o gosto e estudo da matemática, além de criar a oportunidade de ingresso nas áreas científica e tecnológica e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas.




 




Os vencedores serão premiados com medalhas de ouro (para os primeiros 300 estudantes), prata (405 seguintes) e bronze (outros 405 seguintes). Serão distribuídas também 30 mil menções honrosas, e para os melhores classificados serão oferecidas bolsas de iniciação científica júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com vigência de um ano.




 




Os 73 professores com o maior número de pontos no cômputo nacional e outros 27 dos estados que obtiverem maior pontuação ganharão um estágio de 15 dias no Impa. As cem escolas escolhidas por pontuação, conforme a premiação dos alunos, vão ganhar laboratórios de computação e receber certificados de mérito nacional. Cinco municípios cujas escolas obtiverem maior número de pontos na região geográfica (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) serão contemplados com quadras de esportes. Outros 50 municípios vão receber certificados de mérito nacional.




 




Até às 11h41 do dia 10 de março, a olimpíada recebeu 42.843 inscrições de estudantes da quinta à oitava série do ensino fundamental. As inscrições foram abertas no dia 3 do mesmo mês, e os resultados serão divulgados no dia 9 de novembro.




 





As fichas de inscrição preenchidas devem ser enviadas para o Impa-Obmep, Caixa Postal 34021, CEP 22460-320, Rio de Janeiro, RJ

.





 






Mais informações pelos telefones


0800-616161 e (21) 2529-5084, ou pelo site




www.obmep.prg.br




,

ou ainda pelo e-mail

contato@obmep.org.br



.

(Fonte: MEC)

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN