Como o ensino se articula com as atividades de extensão?

Confira as respostas de três gestores sobre o tema

Compartilhe
, / 171 0

Cledes Casagrande / Unilasalle Canoas
No Unilasalle Canoas, trabalhamos as três dimensões universitárias articuladamente, pois entendemos que a pesquisa necessita impactar a qualidade do ensino, e este deve contribuir com o desenvolvimento da comunidade na forma de extensão. Por possuir identidade e designação legal de IES comunitária, o Unilasalle esforça-se em atender às demandas da comunidade. Os cursos de extensão constituem-se numa oportunidade ímpar para qualificar profissionalmente a população de Canoas e da região. Como exemplo disso, realizamos em 2017 a “Escola do Carnaval”, que oferece capacitação para comunidade carnavalesca, em parceria com a Prefeitura Municipal, e a “Escola de Barbeiros”, em parceria com a QOD Barber Shop, que oferece formação de barbeiros, algo inédito dentro de uma universidade no Brasil.

Sidney Ferreira Leite / Centro Universitário Belas Artes

A articulação deve começar no projeto pedagógico institucional, caminhar nos projetos pedagógicos de cursos (PPC), ir para as salas de aula e, finalmente, para ruas e comunidades. Aqui no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, acreditamos na transformação da sociedade por intermédio da arte e da cultura. Além disso, procuramos sensibilizar e conscientizar nossos alunos e docentes a utilizar seus conhecimentos, habilidades e competências para resolver os problemas das pessoas. Prova disso é o projeto “Intervenções em cortiços: estudo a partir do olhar da criança”, que tem por objetivo levar a cabo intervenções em cortiços de forma participativa, por intermédio das percepções das crianças moradoras desses locais. No Belas Artes, o ensino se articula às atividades de extensão, praticando a alteridade entre o conhecimento acadêmico e a experiência acumulada pela sociedade.

Edson Martins / Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Na Universidade São Judas Tadeu existe uma coordenadoria de extensão ligada diretamente à pró-reitoria acadêmica, que por seu turno possui estreita relação com as diretorias das nossas cinco faculdades e com instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Deste modo, a extensão da São Judas atua como uma articuladora e fomentadora de demandas acadêmicas e institucionais e as transforma em iniciativas que possuem, sempre, a coordenação de professores e a participação direta de alunos, convidados a colaborar por meio de editais divulgados publicamente. As ações e projetos possuem dotação orçamentária própria e são monitorados e avaliados ao longo de todo o processo, o que fornece subsídios para a continuidade, aprofundamento ou redefinição das iniciativas.

 

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN