Como a instituição organiza o processo seletivo para o ingresso de alunos?

A QUESTÃO É… | Edição 206 Mariana Hungria, pró-reitora do Centro Universitário Fieo (UNIFIEO) Seguindo todas as tendências, nosso processo seletivo de estudantes é …

Compartilhe
, / 231 0

A QUESTÃO É… | Edição 206

Mariana Hungria, pró-reitora do Centro Universitário Fieo (UNIFIEO)
Seguindo todas as tendências, nosso processo seletivo de estudantes é quase todo feito por meio da internet. Desde a inscrição, a escolha do dia e do horário da prova, até a própria prova, são realizadas por esse meio. Milhares de questões de múltipla escolha, formuladas por professores da casa, estão armazenadas em um banco de dados, e isso faz com que cada aluno tenha acesso a uma prova diferente. A exceção é a prova de redação, que é manuscrita. Os professores são bastante prudentes ao fazer a correção dessa etapa, exigindo nota mínima para aprovação. Os temas são escolhidos criteriosamente para que sejam avaliados, além do português, o raciocínio e o conhecimento sobre o tema proposto.

 

 

 

Cristina Nogueira Barelli, coordenadora do curso de pedagogia do Instituto Singularidades
A forma de ingresso dos alunos é prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional e não precisa ser feita somente por vestibular tradicional. O candidato pode ingressar como portador de diploma do ensino superior, por transferência, ou aproveitando a nota do Enem. Quanto ao processo seletivo tradicional, temos algumas etapas. Primeiro, estabelecemos uma comissão de professores que elabora a prova. Em seguida, definimos os critérios, o conteúdo e o tipo de prova, que envolve questões de múltipla escolha e produção de texto. Temos como objetivo formular questões que envolvam conteúdos e habilidades desejadas para avaliar um candidato que quer ser professor. A correção também é feita pelos nossos docentes. O conteúdo avaliado já é um diagnóstico inicial do conhecimento do ingressante.

 

 

 

Milton Pignatari Filho, coordenador de processos seletivos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) vem se aprimorando para permitir que no seu processo seletivo os candidatos demonstrem não só o conhecimento adquirido, mas também a capacidade de raciocínio lógico. Todos os professores envolvidos na elaboração de questões em nossas provas fazem uma avaliação da eficiência ao final de cada processo, o que permite correções e melhorias já no processo seguinte. Nossos docentes se propõem a fazer uma avaliação de conteúdo coerente e justa. Em cada uma das carreiras pretendidas há um peso específico para cada disciplina. A cada dia, uma nova realidade educacional se apresenta, e temos de estar preparados para essas mudanças.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN