CIEE cria curso de educação a distância

Jovens serão capacitados para estágios pela internet

Compartilhe
, / 1095 0



Carmen Guerreiro




O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), organização não-governamental que há 41 anos se especializou na capacitação de estudantes, criou um curso de educação a distância (EaD) com aulas gratuitas pela internet. Com o tema
Conectado ao Mercado de Trabalho

, o foco do programa é preparar alunos do ensino médio, superior e profissionalizante para conseguirem estágios.

 

“A intenção do curso a distância do CIEE não é substituir a escola, mas complementar o conhecimento do aluno”, explica Zélia Varajão Teixeira Soares, coordenadora educacional do curso.

 

De acordo com Zélia, o curso aborda inicialmente aspectos de postura profissional e prática de seleção. Entre os outros pontos, estão orientações sobre maneiras de se vestir e de se comportar em uma entrevista e no trabalho, e como fazer um currículo.

 

Uma das preocupações do programa é orientar os alunos, embora o curso exija autonomia para assistir às aulas. “Se o aluno que estuda a distância se sente a distância, ele vai embora,” avalia Zélia. Por isso, os estudantes contam com o atendimento on-line de três tutores.

Apesar de difundida no Brasil desde a década de 70, há poucas experiências de EaD pela internet. “A maioria dos cursos on-line tornaram-se espelhos daquilo que há de pior no ensino presencial”, afirma o presidente executivo do CIEE, Luiz Gonzaga Bertelli.

 

Segundo Bertelli, o objetivo do CIEE é “construir um projeto pedagógico forte, extraindo da tecnologia tudo o que de melhor ela pode oferecer”.

 

Ele acredita que a internet permite maior abrangência de alunos e disseminação do curso, além de ter fácil acesso, baixo custo e proporcionar a inclusão digital. Este meio dispensa o sincronismo de horário, a presença física do professor e do aluno, e ajuda no auto-desenvolvimento do estudante.

 

As salas de aula eletrônicas do CIEE são compartilhadas por estudantes de todo o país, que se comunicam por meio de chats, fóruns e murais no site. A duração média do curso é de 20 horas, mas pode variar de acordo com a disponibilidade de tempo de cada aluno. As atividades compreendem leitura e estudo de textos, e realização de exercícios e exames. Os alunos recebem materiais impressos, de consulta, leitura e dúvidas freqüentes na Internet.

 

Espera-se que, até o final de 2005, 40 mil estudantes sejam atendidos por meio da EaD do CIEE.

 

Os interessados nos cursos podem se inscrever pelo site do CIEE. Mais informações pelo telefone (11) 3040-9800 ou pelo site


www.ciee.org.br.



Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN