Cidades pequenas concentram melhores oportunidades em educação

Levantamento levou em conta tanto condições educacionais quanto os resultados dos municípios; veja as cidades que se destacaram

Compartilhe
, / 1059 0

As melhores oportunidades em educação do País estão no Ceará, nas cidades de Sobral, Groaíras e Porteiras. Estes municípios estão em primeiro lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública. Entre as capitais, as melhores colocadas são São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG). O índice leva em conta a realidade da educação básica de todas as redes do município e inclui também habitantes em idade escolar que não frequentam as aulas.

As oportunidades em educação são medidas tanto com base nas condições que um município apresenta para crianças e adolescentes, quanto considerando seus resultados. Os fatores são divididos em dois grupos: insumos e resultados educacionais. No primeiro, estão a escolaridade dos professores; o número médio de horas aula/dia; a experiência dos diretores e a taxa de atendimento na educação infantil. Já em relação aos resultados, são incluídos na conta o Ideb do ensino fundamental e a Taxa Líquida de Matrícula do ensino médio.

O cálculo gera uma nota de 0 a 10. A média dos municípios brasileiros ficou em 4.5. Os municípios melhores colocados levaram 6.1, 5.9 e 5.9. Os únicos estados que ficaram com nota “azul” foram São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. No site do IOEB, é possível ver os resultados de todas as cidades e estados e compará-los tanto em relação aos insumos, quanto aos resultados.

Veja a lista das melhores colocadas:

1 – Sobral (CE)
2 – Groairas (CE)
3 – Porteiras (CE)
4 – Centenário (RS)
5 – Novo Horizonte (SP)
6 – Bom Sucesso do Sul (PR)
7 – S. Domingos das Dores (MG)
8 – Paranapuã (SP)
9 – Monte Castelo (SP)
10 – Brejo Santo (CE)

 

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN