Ciclo de debates aborda cultura e democracia

Promovido pela Editora Fundação Perseu Abramo, evento discute construção de tradições culturais brasileiras

Compartilhe
, / 952 0


A Editora Fundação Perseu Abramo promove, nos dias 30 e 31 de outubro, o Ciclo de Debates Cultura e Democracia: Acesso, Tecnologia e Tradição. O evento acontece no mês em que a editora comemora dez anos, e discute questões como a democratização do acesso à cultura e a construção de algumas das tradições que marcam a produção cultural no Brasil.


 


Para participar, os interessados podem preencher a ficha de inscrição e comprar um ingresso na bilheteria em uma das unidades Sesc ou fazer o mesmo pelo site
www.sescsp.org.br

. Mais informações pelo e-mail



conferencias@vilamariana.sescsp.org.br

ou pelo telefone (11) 5080-3142.








PROGRAMAÇÃO








Dia 30 de outubro – 19h30





Mesa 1
Livros, cultura e direitos no Brasil: como democratizar o acesso à leitura



A partir de depoimentos dos dois convidados sobre sua relação pessoal com a leitura e com os livros, serão debatidas questões como o direito à cultura, a importância do fortalecimento das bibliotecas públicas, a educação de qualidade e iniciativas – públicas e privadas – que incentivem e possibilitem a democratização do acesso à leitura.



Palestrantes



:
Marilena Chauí e


Luiz Dulci



Mediador:

Tadeu di Pietro



Dia 31 de outubro – 19h30





Mesa 2
Comunicação digital: a tecnologia vai democratizar as mídias?



Os últimos anos foram de grandes e rápidas transformações nas comunicações e no conhecimento. Hoje o celular, a internet, a transmissão digital de dados e outras inovações fazem parte do dia-a-dia. Mas se é certo que isso aumentou as possibilidades de interação entre as pessoas, essas tecnologias por si mesmas não garantem formas mais democráticas e livres de comunicação. Esse debate procurará abordar o que é necessário para que isso aconteça e quais os interesses em jogo.

Palestrantes

:
João Brant, Marcelo Tas, B Negão e Claudio Prado



Mediador:

Cadão Volpato



Dia 1º de novembro – quinta – 19h30





Mesa 3
A síncope das idéias: a MPB e a moderna tradição da cultura brasileira



A música popular é um repertório de memória coletiva e, ao mesmo tempo, conseqüência da industrialização da cultura e do mercado de massas. Fruto de uma ruptura – a modernidade -, articula-se enquanto tradição. Como essa tradição se consagrou junto à audiência popular, à crítica e a boa parte da intelectualidade letrada e sua importância nos dias de hoje estão na pauta do debate.

Palestrantes

:
Marcos Napolitano, Walnice Nogueira Galvão e Fabiana Cozza



Mediador:

Daniel Benevides


Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN