Casa da Educação oferece o curso “Desenvolvimento e Aprendizagem: aspectos teóricos e implicações educacionais”


Ministrado pela professora Teresa Rego, da FEUSP, curso tem como objetivo dar fundamentação teórica atualizada a educadores e profissionais de áreas correlatas para a compreensão do desenvolvimento do sujeito humano em sua complexidade

Compartilhe
, / 856 0

Com o objetivo de oferecer fundamentação teórica atualizada a educadores e outros profissionais que atuam em campos correlatos, interessados em compreender o sujeito humano em sua complexidade, a Casa da Educação oferece o curso Desenvolvimento e Aprendizagem: aspectos teóricos e implicações educacionais, ministrado pela professora Teresa Cristina Rego, professora da Faculdade de Educação da USP e co-editora da Revista Educação e Pesquisa (Feusp) e coordenadora da série de especiais História da Pedagogia da Revista Educação da Editora Segmento, entre outras.

A partir de conceitos teóricos e de questões relevantes à prática educacional, o curso busca aprofundar a compreensão do desenvolvimento psicológico como um processo histórico e a natureza cultural do psiquismo. Os processos de aprendizagem e as diversas relações sociais envolvidas nos contextos educativos serão tomados como focos privilegiados de análise. Serão estudadas as contribuições de precursores da chamada abordagem psicogenética, com especial ênfase na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Serão examinados, também, trabalhos de autores contemporâneos que atualizam e ampliam as investigações e reflexões dos autores clássicos.

Com carga de 48 horas, o curso acontece de 4 de setembro a 18 de dezembro, às quintas-feiras, das 19h às 22h.

Para mais informações e para se inscrever clique aqui

Teresa Cristina Rego, professora da Faculdade de Educação da USP e co-editora da Revista Educação e Pesquisa (Feusp) e coordenadora da série de especiais História da Pedagogia da Revista Educação da Editora Segmento, entre outras. É mestre e doutora em Educação pela USP e pós-Doutora pela Universidad Autónoma de Madrid. É autora, entre outros, de Vygostsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação (Vozes, 21ª. Ed., 2010), Memórias de escola: cultura escolar e constituição de singularidades (Vozes, 2003) e coautora de Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea (Moderna, 3ª. Ed., 2008).

CONTEÚDO RESUMIDO:
• Psicologia e educação: as perspectivas psicogenéticas de Jean Piaget, Lev S. Vigotski e Henri Wallon
• Estágios, ciclos e fases do desenvolvimento
• Diferenças individuais e diferenças culturais
• Relações entre pensamento e linguagem
• Afetividade e cognição nas relações de ensino/aprendizagem e desenvolvimento humano
• Neurociências e educação
• Desenvolvimento humano e deficiência: os desafios da inclusão

METODOLOGIA:
Aulas expositivas, discussões e debates (entre toda a classe ou em pequenos grupos) dos textos previstos para leitura e outras atividades de estudo. Haverá também projeção de filmes e documentários de temas pertinentes à temática abordada na disciplina.

CRONOGRAMA:

Setembro:

04/09-1ª. aula: Introdução ao curso e apresentação do programa
Psicologia, desenvolvimento e educação
Texto 1: REGO, T. C. “Educação, cultura e desenvolvimento: o que pensam os professores sobre as diferenças individuais”. In: AQUINO, J. R. G. (org.) Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998. (p. 49-71)

11/09- 2ª. aula: O papel da cultura no desenvolvimento humano
Texto 2: ITARD, J. Relatório I. “Da educação de um homem selvagem ou dos primeiros desenvolvimentos físicos e morais do jovem selvagem do Aveyron”. In: BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I. (orgs.). A educação de um selvagem: As experiências pedagógicas de Jean Itard. São Paulo: Cortez, 2000. (p. 123-177)

18/09- 3ª. aula: Traços da vida e obra de Jean Piaget
Texto 3: Coleção História da Pedagogia – Número 1, Jean Piaget. Publicação especial da Revista Educação. Editora Segmento, 2010 (Biografia intelectual e Principais teses)

25/09- 4ª. aula: Desenvolvimento cognitivo: a teoria psicogenética de Piaget
Texto 4: PIAGET, J. Problemas de Psicologia Genética. Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1983

Outubro:

02/10- 5ª. aula: Perspectiva piagetiana na contemporaneidade
Texto 5: FERREIRO, E. “A criança segundo Piaget: um interlocutor intelectual do adulto”. In: FERREIRO, E. Atualidade de Jean Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2001

09/10- 6ª. aula: As ideias de Piaget e as contribuições para o campo da educação
Texto 6: Coleção História da Pedagogia – Número 1, Jean Piaget. Publicação especial da Revista Educação. Editora Segmento, 2010 (Contribuições para a educação, Excertos e Bibliografia Comentada)

16/10- 7ª. aula: Traços da vida e obra de Vigotski
Texto 7: Coleção História da Pedagogia – Número 2, Lev Vigotski. Publicação especial da Revista Educação. Editora Segmento, 2010 (Biografia intelectual e Principais teses).

23/10- 8ª. aula: Cultura e desenvolvimento psicológico: a perspectiva de Vigotski
Texto 8: VYGOTSKY, L. S. “Interação entre aprendizado e desenvolvimento” In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. (p. 89-103)

30/10- 9ª. aula: Perspectiva vigostkiana na contemporaneidade
Texto 9: OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993. (Cap. 2 – “A mediação simbólica” e Cap. 3 “Pensamento e Linguagem”)

Novembro

06/11- 10. aula: As ideias de Vigotski e as contribuições para o campo da educação
Texto 10: Coleção História da Pedagogia – Número 1, Lev Vigotski. Publicação especial da Revista Educação. Editora Segmento, 2010 (Contribuições para a educação, Excertos e Bibliografia Comentada)

13/11- 11ª. aula: Traços da vida e obra de Henri Wallon
Texto 11: Coleção História da Pedagogia – Número 3, Henri Wallon. Publicação especial da revista Educação. Editora Segmento, 2010 (Biografia intelectual e Principais teses)

20/11- 12a. Aula: Psicogênese da pessoa: a abordagem de Wallon
Texto 12: WALLON, H. “A infância e seu estudo” In: A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968. (Capítulos 1, 2 e 3)

27/11- 13ª. aula: Perspectiva walloniana na contemporaneidade
Texto 13: GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1995. (p. 39-76)

Dezembro

04/12- 14ª. Aula: As ideias de Wallon e as contribuições para o campo da educação
Texto 14: Coleção História da Pedagogia – Número 1, Henri Wallon. Publicação especial da Revista Educação. Editora Segmento, 2010 (Contribuições para a educação, Excertos e Bibliografia Comentada)

11/12- 15a. aula: Desenvolvimento humano e a temática da deficiência: os desafios da inclusão
Texto 15: GÓES, M. C. R. “Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural”. In: OLIVEIRA, M. K. de; SOUZA, D. T. R. e REGO, T. C. R. (orgs.). Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002 (pág. 95-114)

18/12-16ª. aula Funcionamento intelectual e a prática escolar: preconceitos, estereótipos: perspectivas críticas

Texto 16: MACEDO, L. de. “A questão da inteligência: todos podem aprender?” In: OLIVEIRA, M. K. de; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. (orgs.) Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. (p. 117-134)

Texto 17: COLLARES, C. A. L.; MOISÉS, M. A. Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalização. São Paulo: Cortez, 1996. (p. 15-28)

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN