Cartola está em exposição no Itaú Cultural

Compartilhe
, / 469 0
Cartola durante apresentação | © Acervo Museu do Samba, Rio de Janeiro, RJ

Cartola durante apresentação | © Acervo Museu do Samba, Rio de Janeiro, RJ

No ano em que o marco oficial do samba – o maxixe Pelo telefone (Donga) – completa 100 anos, o Itaú Cultural dedica uma extensa e variada mostra gratuita a um dos maiores nomes do gênero, o compositor Angenor de Oliveira, o Cartola (1908-1980). A exposição acontece de 17 de setembro a 15 de novembro, na Avenida Paulista.

Nascido no mesmo ano da morte de Machado de Assis, Cartola, um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, foi figura de proa do samba do final da década de 20 até sua morte, em 1980. Porém, só veio a gravar um disco com sua assinatura no início dos anos 70, sem o que talvez não ocupasse o lugar de destaque que tem hoje.

Batizada de Ocupação Cartola, a exposição traz fotos, vídeos, áudios e textos divididos em seis eixos temáticos/temporais, do ano de seu nascimento à homenagem que recebeu em vida no carnaval carioca, passando pelo hoje mítico ZiCartola, bar que fundou com dona Zica, sua mulher, onde reuniu artistas e intelectuais cariocas nos anos 60.

Além de shows, oficinas e muitas atividades paralelas, o evento dedica especial atenção à acessibilidade, com mapas e piso tátil, audioguias, textos com versão braile e vídeos com versão em libras e legendas. Também há uma playlist especial que marca a parceria entre Itaú Cultural e Spotify.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN