Brasil ocupa 60º lugar em ranking de educação com 76 países

Relatório da OCDE conclui que PIB do país cresceria até 7 vezes se todos os jovens atingissem nível básico de educação

Compartilhe
, / 1076 0

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou parte do resultado de um dos mais completos rankings mundiais de educação. A classificação inclui 76 países e, este ano, o Brasil aparece em 60º lugar. No relatório divulgado, a OCDE ainda conclui que o país tem um grande potencial de crescimento econômico se todos os jovens alcançarem o nível básico de educação: o PIB brasileiro poderia aumentar 751%.

O resultado do ranking será divulgado completamente durante o Fórum Mundial de Educação, que acontece na próxima semana na Coreia do Sul. A classificação levou em conta o resultado da prova PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). O exame tem foco nas competências em leitura, ciências e matemática e é aplicado a alunos de 15 anos. Na edição de 2015, 33 mil estudantes brasileiros foram selecionados para realizar a avaliação.

O aumento percentual do PIB brasileiro se todos os estudantes se classificassem no nível básico poderia chegar a 751%, segundo a organização. O maior crescimento econômico estimado seria de Gana, a pior colocada no ranking, com 3881%. O país com melhor educação no mundo, segundo a lista, é Cingapura. 

Baixe aqui a cartilha de aplicação do PISA para escolas participantes

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN