Brasil é sétimo colocado em torneio internacional de Física

Equipe brasileira, formada por jovens de 15 a 17 anos, traz medalha de prata ao país

Compartilhe
, / 1112 0


O Brasil ficou em sétimo lugar na 18ª edição do
Torneio Internacional de Jovens Físicos

, realizado de 14 a 18 de julho em Winterthur (Suíça), cidade próxima a Zurique.



A competição, dirigida a alunos do ensino médio, reuniu 25 equipes de todo o mundo. O time brasileiro, formado por adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, passou por um treinamento na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em 2 de julho passado.



Diogo Rodrigues Bercito, Emanuelle Roberta da Silva, Daniel Nogueira Meirelles de Souza, Juliana Ogassavara e Marcelo Puppo Bigarella, membros da equipe brasileira, foram selecionados entre 280 jovens que fizeram parte dos 56 times inscritos na fase inicial do IYPT (
International Young Physics’ Tournament

) Brasil.



Este é o segundo ano que o Brasil participa do torneio, evento que coincidiu com o
Ano Internacional da Física

. Em 2004, o país foi o 15
o

colocado e trouxe de volta uma medalha de bronze, entregue da nona à décima quinta posição. Nesta edição, o país ficou com a medalha de prata, válida da quarta à oitava colocação, na frente de equipes que já foram campeãs, como Eslováquia e Coréia. A Alemanha, Bielo-Rússia e os Estados Unidos receberam em 2005 a medalha de ouro.



O torneio disponibilizou na internet 17 questões antes da competição, que abordavam conceitos teóricos e práticos de Física nas áreas da mecânica, do eletromagnetismo, da termodinâmica e da mecânica quântica.



Três professores acompanharam e orientaram o time brasileiro na Suíça: Ozimar Pereira (coordenador), Ronaldo Fogo (do Colégio Objetivo de São Paulo) e Sérgio Motta, da Escola Educativa de São Carlos (SP). Ozimar Pereira também é diretor executivo da Associação Paulista de Professores de Física (APROFI) e responsável pela inserção de estudantes brasileiros na área de Física e Ciências em outras competições internacionais, como a
International Physics Olympiad

(Itália/1999 e Inglaterra/2000),
International Conference of Young Scientists

(Polônia/2005) e a
International Junior Science Olympiad

(Indonésia/2004).



(Fonte: Dante Grecco – assessor de imprensa IYPT no Brasil)



Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN