Associação de Jornalistas de Educação será lançada em 23 de junho

Instituição tem como objetivo auxiliar os profissionais na cobertura da área educacional

Compartilhe
, / 291 0

 

Com lançamento previsto para às 14h do dia 23 de junho, a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) surge com o intuito de melhorar a qualidade da cobertura sobre educaçãona imprensa brasileira. A equipe responsável pelo projeto considera que o tema tem ocupado pouco espaço nas manchetes, além de estar cada vez mais sob a responsabilidade de profissionais inexperientes na área.

No dia de lançamento da associação, será organizado um debate dentro do 11º Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos (Abraji), em São Paulo. Além disso, o portal www.jeduca.com.br irá ao ar.

Para contribuir com a qualificação do noticiário, o site reunirá conteúdos que auxiliem o trabalho dos jornalistas que cobrem educação,  como por exemplo as divulgações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estarão disponíveis ainda seminários online e um banco de fontes da área.

Outro objetivo da Jeduca é criar uma rede para troca de informações sobre a educação no Brasil. Jornalistas, estudantes e professores de jornalismo poderão participar ao se inscrever no site da entidade.

A iniciativa é inspirada na Education Writers Association (EWA), entidade americana que reúne jornalistas de educação. Entre os idealizadores da associação brasileira estão Antônio Gois (O Globo, CBN e Canal Futura), Fábio Takahashi e Paulo Saldaña (Folha de S.Paulo), Renata Cafardo (TV Globo), Sérgio Pompeu (ex-Estadão), Elisângela Fernandes (Cenpec e ex-Nova Escola), Margarida Azevedo (Jornal do Commercio) e Mariana Tokarnia (Agência Brasil).

 

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN