Arquivo Público do Estado terá novo prédio

Edifício foi projetado para abrigar 90 mil metros de documentação

Compartilhe
, / 913 0

O Arquivo Público do Estado de São Paulo terá uma casa nova em 2010. A construção do novo edifício começou em novembro e a previsão de entrega é para dezembro de 2010. O prédio terá 23 mil metros quadrados de área construída e capacidade para abrigar 90 mil metros lineares de documentação sobre a história de São Paulo. As atuais dependências da instituição também passarão por ampla reforma. 

O investimento total é de R$ 66.870.130,12 milhões. O projeto de reforma atende a uma série de demandas acumuladas ao longo das últimas décadas. Um diagnóstico recente produzido pela administração pública estadual mostra que mais de 900 km lineares de documentos estão acumulados de forma desordenada por todo o estado.
 

Novidades


Entre as melhorias do prédio, está a climatização controlada dos depósitos para a guarda de acervo e prevenção de infestações por pragas. Haverá depósitos especialmente construídos para a guarda de documentos iconográficos e cartográficos, com mobiliário adaptado e climatização específica para cada tipo de suporte. Além disso, serão construídos novos laboratórios de preservação, restauração, microfilmagem e digitalização de documentos.
 
Hoje, o Arquivo Público tem capacidade restrita a 25 atendimentos simultâneos. Com o novo prédio, a capacidade de atendimento no salão de consultas será quadruplicada. Além disso, serão oferecidos três espaços de atendimento coletivo que possibilitarão a pesquisa em grupo, sem incomodar os pesquisadores individuais. O edifício vai abrigar ainda um auditório, um espaço expositivo, uma livraria e um café, além de toda sua estrutura administrativa. O novo prédio estará localizado no mesmo espaço do atual Arquivo Público (Rua Voluntários da Pátria, 596, no bairro de Santana, ao lado do terminal rodoviário do Tietê).

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN