Alunos empreendedores

Etep Faculdades desenvolve habilidades para quem deseja abrir um negócio ou conquistar destaque no mercado de trabalho por Juliana Duarte Todos os cursos da …

Compartilhe
, / 1658 0

Etep Faculdades desenvolve habilidades para quem deseja abrir um negócio ou conquistar destaque no mercado de trabalho

por Juliana Duarte

181_42

Todos os cursos da Etep Faculdades, com unidades no interior de São Paulo, têm em sua grade curricular uma disciplina considerada muito importante para o crescimento profissional dos alunos: empreendedorismo. “É uma oportunidade de introduzir a ideia e identificar se os estudantes têm vocação para empreender”, afirma o professor Ednei Januário, gerente de unidade da instituição. Em cinco anos de existência da matéria, os docentes detectaram um grande interesse pelo tema. A faculdade decidiu, então, expandir as atividades feitas em sala de aula, criar programas internos e incentivar a participação dos universitários em projetos externos com palestras e seminários. Todas essas iniciativas fazem parte do Circuito de Empreendedorismo.

Uma das atividades apoiadas pela Etep é a participação no Baja SAE, um desafio destinado a estudantes de engenharia que oferece a oportunidade de testarem seus conhecimentos técnicos na prática a partir da criação de um protótipo de carro de corrida. “Eles devem encontrar soluções técnicas que se enquadrem no regulamento e também no orçamento disponível”, explica Januário.

A Etep oferece total apoio aos participantes, desde consultas a professores a disponibilização do espaço necessário para a criação dos projetos. “Para nós, ser empreendedor não se limita à ideia de abrir uma empresa. Os conceitos funcionam também para quem deseja se destacar na companhia em que trabalha (intraempreendedor) ou resolver algum problema da sociedade (empreendedor social)”, comenta Januário.

O estímulo ao empreendedorismo da Etep colhe resultados também em prêmios: na segunda edição do Business Camp, promovido pelo Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi), três estudantes da instituição estiveram entre os vencedores da competição que premia as melhores ideias de negócio. Em 2012, outros três alunos da Etep estiveram entre os vencedores do Desafio Sebrae, que também avalia projetos empreendedores. “Ficamos muito felizes com os resultados. A ideia é expandir o circuito cada vez mais, com diferentes iniciativas e propostas”, afirma Januário.

Raio X
Circuito de empreendedorismo
Tempo de existência do projeto: cinco anos
Nº de professores envolvidos: 10
Outros projetos externos aliados: em torno de cinco
Projetos internos: dois, no momento

 

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN