A complexidade da educação

A partir da experiência de blogueiros, novo blog discutirá o tema da educação sob a perspectiva das políticas públicas

Compartilhe
, / 1083 0

Há alguns meses, escrevi um texto para o editorial de Educação que versava sobre a complexidade da educação. Meu argumento era de que é impossível discutir o tema sob uma única perspectiva, já que está associada a muitos outros problemas que, por sua vez, estão, frequentemente, interligados, direta ou indiretamente. Um exemplo: a política de aumento de salário para os professores não resolverá, sozinha, a questão da baixa qualidade de ensino. É preciso instituir políticas que combatam a pobreza, repensar os cursos de formação docente, e por aí vai.


Retomo a idéia do texto para apresentar o blog Políticas Educacionais, que será hospedado no site de Educação a partir de hoje. O espaço estará sob a responsabilidade de Cristiane Machado, Márcia Jacomini, Ocimar Munhoz Alavarse e Theresa Adrião, educadores com experiência em diversos âmbitos do campo educacional. Ao reunir quatro profissionais que já se dedicaram (e ainda se dedicam) à sala de aula, à gestão educacional e à universidade, o blog tem como objetivo discutir o tema sob a perspectiva das políticas educacionais em suas muitas manifestações.


Apresento, então, os novos blogueiros, que assumirão o espaço já nesta semana: Cristiane Machado, doutora em Educação pela USP, assessora da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos e ex-professora de ensino fundamental, médio e magistério; Márcia Jacomini, doutora em Educação pela USP, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e ex-professora das redes estadual e municipal de São Paulo; e Ocimar Munhoz Alavarse, doutor em Educação pela USP, ex-coordenador pedagógico da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, onde também foi um dos responsáveis pela implantação de seu sistema de avaliação externa – a Prova São Paulo. A participação de Theresa Adrião, doutora em Educação pela USP e professora da Faculdade de Educação da Unicamp, está prevista para março de 2012. Para mais informações sobre a experiência de cada um, clique aqui.

*Por motivo de incompatibilidade de agenda, os blogueiros só assumirão o espaço depois do dia 26 de janeiro.
Atualizado em 9/01/2012, pela Redação

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN