12 plataformas para professores compartilharem e publicarem conteúdos digitais

De acordo com a pesquisa TIC Educação 2013, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) com cerca de 2 mil professores de …

Compartilhe
, / 1162 0

De acordo com a pesquisa TIC Educação 2013, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) com cerca de 2 mil professores de escolas públicas, 96% dos entrevistados usam ferramentas on-line para preparar aulas ou atividades do dia a dia – entre as opções preferidas estão fotos, ilustrações, textos, vídeos e questões de prova. Destes, 88% declararam que fazem alterações nas publicações originais para modá-las de acordo com as necessidades de seus estudantes.

No entanto, apenas 21% dos educadores disseram que já disponibilizaram conteúdos próprios na rede. Para ajudar os professores a disseminar seus conteúdos digitais, selecionamos 12 canais para compartilhar e divulgar os materiais. 

Canais para compartilhar

SlideShare – repositório de apresentações

Prezi – ferramenta para a criação de apresentações

Dropbox – repositório em nuvem

Google Drive – disponibiliza diversas ferramentas que podem ser compartilhadas, como arquivos de texto e planilhas

Youblisher – ferramenta para a criação de livros e revistas online

FazGame – plataforma para a criação de jogos digitais

YouTube – canal de compartilhamento de vídeos

Onde publicar

Wikimedia – plataforma para o desenvolvimento de atividades coletivas e compartilhamento de experiências

Portal do Professor – iniciativa do Ministério da Educação (MEC), o portal disponibiliza sugestões de planos de aula, download de mídias de apoio e notícias sobre o setor, além de possibilitar ocompartilhamento de aulas e atividades

P2P  – registrada na Califórnia, a organização sem fins lucrativos criou uma plataforma aberta (em inglês) para o desenvolvimento de aulas e conteúdos educacionais. Aceita materiais em português

Connexions – plataforma aberta para a publicação de REA. Está em inglês, mas aceita conteúdos em português

Educopédia – iniciativa da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para o compartilhamento de conteúdos educacionais que sigam o currículo.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN